quarta-feira, 25 de junho de 2008

Prepare-se para a redação

Escrever pelo menos uma dissertação por semana é exercício mínimo para o vestibulando

Não existe um texto impecável. Pelo menos no vestibular. Mas há, sim, textos coerentes e originais. São produzidos por estudantes que valorizam a leitura, as discussões em sala de aula, a conversa com os amigos sobre temas atuais e polêmicos. Por isso, conseguem expressar melhor o que pensam. Está com medo? Nada disso. Tudo é uma questão de treinamento.

Escrever pelo menos uma redação por semana é obrigação do vestibulando. Quem não escreve, não aprende a escrever. Por isso, 2.537 estudantes aproveitaram a terceira edição do concurso redAÇÃO ZH, promovido por Zero Hora e curso Unificado, como um termômetro importante de avaliação, além de concorrerem a cinco bolsas de estudo. Os 300 melhores textos já foram escolhidos (confira se o seu nome está entre os classificados no site www.unificado.com.br) e seus autores são convocados para a última etapa concurso neste sábado, às 14h.

Mesmo para quem não participou desta vez, o concurso ainda pode se transformar em uma oportunidade para refletir sobre a redação, uma das provas mais importantes do vestibular. O caderno Vestibular apurou que erros comuns tiraram muita gente da disputa (veja na página 2). Mas é preciso valorizar: os participantes surpreenderam pela rica discussão sobre os motivos que levam os jovens a perder a vida no trânsito. Por meio do tema proposto para o primeiro texto, a banca também recebeu a opinião de quem não está no topo da estatística de violência.

- O concurso abriu pela primeira vez a oportunidade a quem já concluiu os estudos e está buscando uma chance para recomeçar. Com isso, foi muito interessante ter entre as redações um outro ponto de vista sobre a tragédia constante envolvendo jovens nas estradas - contou a coordenadora da banca, a professora de redação do Unificado Luisa Canella.

Seja qual for o perfil do candidato, seguir o modelo de um texto dissertativo (o mais pedido em provas de vestibular), ainda é uma dificuldade para muitos vestibulandos. Conforme a professora, boa parte dos textos, apesar de mostrar boas idéias, não chegou ao formato.

- Muitos estudantes narram ou descrevem demais e não analisam a questão. A dissertação exige o posicionamento e a defesa das opiniões, de forma coerente e clara. Outro problema comum é o uso de chavão, de idéias comuns. Acredito que falta treinamento - diz Luisa.

Para quem está classificado para a segunda etapa do concurso, a professora indica a pré-aula de redação marcada para sábado, às 13h30min, na sede do Unificado da Avenida Alberto Bins, na Capital. Será a oportunidade de receber as instruções da banca, que segue os critérios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Para os demais, a dica é escolher um tema e começar o treino. Que tal o proposto pelo redAÇÃO ZH?


Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog