segunda-feira, 9 de junho de 2008

O desafio do ensino médio

Um dos grandes desafios atuais da educação brasileira é o ensino médio. Enquanto a educação fundamental conseguiu praticamente universalizar o seu atendimento, ou seja, quase 100% das crianças de 7 a 14 anos estão nas escolas, o antigo colegial registra sucessivos decréscimos no número de estudantes. Atualmente, há 8,9 milhões de jovens no ensino médio, o que representa cerca de 40% do total no País.

O grande problema, dizem educadores, é o currículo pouco atraente para adolescentes. Na semana passada, foi sancionada pelo presidente da República a lei que torna obrigatórias as disciplinas de sociologia e filosofia no ensino médio de escolas do Brasil. Mas será que isso ajuda?

Uma pesquisa da ONG Ação Educativa mostra que 43% dos meninos e meninas que cursam o ensino médio em São Paulo gostariam que a escola os preparasse para o mercado de trabalho. E se decepcionaram porque isso não ocorreu. Outros 25% gostariam de receber preparação para o vestibular. Outros 8% disseram que só queriam, mesmo, o diploma de conclusão da educação básica.

Blog Renata Cafardo

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog