segunda-feira, 16 de junho de 2008

Novos juízes conhecem a realidade do trabalho na produção de cana

Como parte de curso de formação de novos juízes, a Escola da Magistratura da Justiça do Trabalho da 15ª Região (Ematra XV) promoveu, em 26 de maio passado, uma visita à Usina São João - do Grupo USJ -, em Araras. A empresa é uma conhecida produtora de açúcar e álcool que também cultiva cana-de-açúcar em terras próprias e arrendadas. As atividades começaram no auditório da Ematra, na sede do TRT, em Campinas, quando o desembargador federal do trabalho Luiz Antonio Lazarim ministrou uma aula sobre a realidade do trabalho nos canaviais. O magistrado, que foi cortador de cana, passou um pouco de suas experiências aos juízes que estão inciando a carreira. Ele discorreu sobre a história da cana-de-açúcar no Brasil e defendeu a importância de o magistrado conhecer o trabalho nos canaviais. Tratou, em especial, das particularidades do trabalho no dia-a-dia das plantações, das divisões do terreno, dos equipamentos utilizados, da marcação de horários e dos pesos e medidas relacionados à remuneração dos trabalhadores, entre outros temas.

A aula e a visita foram acompanhadas pelo diretor e pelo coordenador da Escola da Magistratura, respectivamente os desembargadores Flavio Allegretti de Campos Cooper e Lorival Ferreira dos Santos, e por seus colegas de Corte, os desembargadores Eduardo Benedito de Oliveira Zanella, Vera Teresa Martins Crespo e Susana Graciela Santiso, além do juiz Wilton Borba Canicoba, titular da 3ª Vara Trabalhista de Campinas. O magistrado Júlio César Roda, titular da VT de Araras, juntou-se ao grupo na sede da USJ, acompanhado da diretora de secretaria da VT local, Iara Cristina Gomes Uliani Martins dos Santos.

Ainda na aula que antecedeu à viagem, o desembargador Cooper destacou a finalidade pedagógica da experiência. Para ele, é fundamental que os juízes procurem conhecer as singularidades do trabalho no campo. O magistrado lembrou que a atividade, prevista para acontecer ainda durante o curso de iniciação dos juízes - concluído em março - , só pôde ser concretizada agora.

Os novos magistrados que participaram da visita são Alexandre Klimas, Ariel Szymanek, Camila Moura de Carvalho, Eduardo Souza Braga, Fabiano de Lima Caetano, Mércio Hideyoshi Sato, Nádia Pelissari, Paulo Henrique Coiado Martinez, Roberto Joaquim de Souza, Rodrigo Adélio Abrahão Linares, Siumara Junqueira de Oliveira, Tiago Brasil Pita, Tony Everson Simão Carmona e Valtair Noschang.

Magistrados põem “a mão na massa”

Na usina, os visitantes foram recebidos pelo diretor-presidente do Grupo USJ, Hermínio Ometto Neto, pelo advogado Rogério Alessandre Oliveira Castro, e por outros profissionais e executivos ligados à organização. Após rápidas palestras e a apresentação de um vídeo institucional sobre a empresa, o grupo conheceu duas áreas onde a cana estava sendo colhida. Em uma delas, os magistrados tiveram a oportunidade de experimentar o trabalho no corte da cana, utilizando a ferramenta conhecida como podão. Na outra propriedade tiveram contato com a colheita mecanizada.

Durante as atividades de campo, os magistrados receberam inúmeras informações sobre o trabalho e as tecnologias empregadas nesse ramo do agronegócio. Também visitaram o Projeto Margem Verde, com o qual a USJ desenvolve mudas e tecnologia para conservação ambiental e reflorestamento. Nessa fase, o gerente agrícola da usina, Humberto Carrara Neto, comentou aspectos científicos relacionados à produção da cana e de outras variedades agrícolas, além de temas relacionados com o agronegócio em geral.

Após conhecerem as instalações industriais da usina, já de volta à sede da USJ, os visitantes assistiram a vídeos sobre o Margem Verde, a Fundação Hermínio Ometto - entidade educacional sem fins lucrativos - e o Projeto Usina do Saber, pelo qual a empresa atende crianças adolescentes e jovens carentes de três a 22 anos, nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer. Um dos pontos altos da visita foi a apresentação do Coral Usina do Saber, integrado por crianças assistidas pelo projeto


Fonte: TRT15

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog