sábado, 14 de junho de 2008

Mulheres no comando do tráfico

Estatísticas revelam uma mudança no mundo do tráfico de drogas: as mulheres estão assumindo o papel de patroas.

Só nos cinco primeiro meses de 2008, 26 mulheres foram presas pelas quatro delegacias do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) no Estado. O número já representa 58% do total de prisões feitas em todo o ano de 2007 , quando 45 mulheres foram detidas.

A mudança de perfil, com presença feminina no comando, em vez de no costumeiro papel de "mula" (pessoa que leva a droga), é constatada por Álvaro Steigleder, diretor do Denarc.

- Muitas traficam com o companheiro. Quando ele é preso ou morto, seguem tocando o negócio - diz ele.

O delegado acredita que muitas das traficantes sustentam a casa e os filhos com o dinheiro do tráfico.

O crescente número de patroas do tráfico também é notado pela Brigada Militar. De acordo com o serviço de inteligência do 9º BPM, de Porto Alegre, elas estão assumindo com força total o comando das bocas. Nas vilas Lupicínio Rodrigues e dos Papeleiros, por exemplo, duas mulheres ocuparam o lugar dos companheiros presos. Elas compram, vendem e dão ordens aos bandidos.

Dados da Secretaria da Segurança Pública também revelam uma maior participação das mulheres no crime. O número de mulheres indiciadas por tráfico de drogas em maio de 2008 é 104% maior do que em maio de 2006.


Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog