segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ministro sofre tentativa de roubo

Assaltantes da avenida Beira-Mar fazem mais uma vítima. Desta vez, o alvo foi o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, que só não foi roubado por causa dos seus seguranças


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, tornou-se a mais recente vítima dos assaltantes que atuam no calçadão da avenida Beira-Mar. Dois homens tentaram roubar um cordão de ouro do ministro, por volta das 10 horas de ontem, nas proximidades da Volta da Jurema. O cordão chegou a ser arrancado do pescoço do ministro, mas ele não foi levado. Os três seguranças que o acompanhavam conseguiram deter um dos criminosos. O segundo homem fugiu.

Preso em flagrante, Jéferson Hermínio Coelho Monteiro, 18, foi autuado no 2º Distrito Policial (Aldeota), que estava de plantão, por tentativa de roubo. O ministro prestou depoimento e deixou o local em seguida. Segundo O POVO apurou, Gilmar Mendes estava em Fortaleza por causa de compromissos pessoais. No mês passado, o ex-vice-governador do Estado, Maia Júnior, teve seu cordão de ouro levado por assaltantes no mesmo local. Na ocasião, ele informou que a PM dirigiu-se até o local, mas não pôde prender os criminosos porque eles fugiram em direção à água.

De acordo com o major Antonio Carlos Nunes, comandante da PM Turismo, os assaltantes aproveitam as oportunidades em que o patrulhamento não se encontra no local para poder agir. O oficial informou que o trabalho de prevenção policial nos 3,5 quilômetros da avenida é feito por três viaturas, com dois homens em cada uma. A segurança é reforçada ainda pela equipe do Ronda do Quarteirão e PMs da 1ª Cia do 5º BPM.

Segundo a PM Turismo, o trecho onde ocorrem mais roubos e furtos localiza-se entre a Estátua de Iracema e o número 4.616 da Beira-Mar. O POVO abordou o assunto na sua edição de 15 de maio. Um flanelinha entrevistado disse, à época, que os turistas são os principais alvos, por andarem bem vistos e portarem sempre algo valioso, como relógio ou jóias.

O advogado do acusado, Oliveira Brito, disse ao O POVO que irá tentar qualificar o crime como tentativa de furto. Segundo o advogado, o ministro não teria sido ameaçado por Jéferson Hermínio. "Ele (ministro) sequer poderia não ter percebido a ação, o que qualifica o crime como tentativa de furto", avaliou o advogado, que hoje entrará com pedido de liberdade provisória para o acusado. (Colaborou Nicolau Araújo)

Dicas de segurança

Evite caminhar pela Beira-Mar com cordões de ouro ou outras jóias que possam despertar o interesse de assaltantes. Antes de chamarem a atenção das pessoas, poderão ser notados primeiro pelos ladrões.

Em hipótese alguma coloque seu aparelho celular pendurado em uma corrente no pescoço, no cinto da calça ou na alça da bolsa. Você poderá se transformar em uma vítima em potencial.

Fale somente o necessário no celular. Evite ficar falando em público durante muito tempo, o que pode chamar a atenção dos ladrões. Não se afaste muito do seu grupo de amigos para conversas reservadas ao celular. Peça sempre para algum amigo ficar lhe observando de longe, caso tenha que se afastar.

Leve somente o dinheiro necessário para o seu passeio e evite portar cheques.

Se for passear na companhia de crianças, de pessoas mais idosas ou mesmo de animais de estimação, leve o mínimo de objetos possíveis. Quanto maior for a sua ocupação, maior será a sua distração.


Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog