quinta-feira, 26 de junho de 2008

Ministério Público denuncia 12 por prisão de adolescente no Pará

Jovem ficou em cela com 20 homens, em Abaetetuba.
Na lista, estão cinco delegados, dois investigadores, três agentes prisionais e dois detentos.

O Ministério Público buscar do Pará denunciou à Justiça, nesta quinta-feira (26), 12 pessoas envolvidas na prisão ilegal da adolescente que ficou em uma cela com 20 homens na delegacia de Abaetetuba. Na lista, estão cinco delegados, dois investigadores, três agentes prisionais e dois detentos.



Segundo o Conselho Tutelar, a jovem tinha 15 anos, ficou presa pelo menos 20 dias e sofreu abuso sexual na prisão. Policiais disseram que ela tinha 20 anos, mas um laudo do Instituto Médico Legal indicou que ela é menor.



Entre os denunciados está a delegada Flávia Verônica, responsável pelo flagrante, e o delegado Antônio Fernando Botelho Cunha, que era superintendente da Polícia Civil. Os dois foram afastados em novembro do ano passado.



Na época, a delegada confirmou que sabia que a adolescente estava em uma cela com homens. “Tenho consciência que naquele momento ela seria colocada no local que não era adequado para ser conduzida”, disse. “Eu acho que ela poderia sofrer? Poderia. Acho que não é certo? Não. Mas minha conduta enquanto delegada de polícia não me dá respaldo pra que decida se aquela situação é justa, se é humana, se é desumana.”


Quatro dos denunciados também tiveram o indiciamento recomendado pela CPI do Sistema Carcerário.

G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog