terça-feira, 3 de junho de 2008

Maus-tratos a idosos no Paraná geram 1,5 mil denúncias

As crianças não são as únicas vítimas de maus-tratos, negligência e abandono. Os idosos também sofrem em função dos problemas, sendo expostos a agressões físicas, verbais e psicológicas tanto por parte de estranhos quanto de integrantes da própria família.

No ano passado, o Disque Idoso - canal do governo do Estado colocado à disposição da população para informações, denúncias e reclamações relativas a questões ligadas ao idoso - recebeu 4.485 ligações, sendo cerca de 1,5 mil denúncias.

Desse total, 1.281 (83,51%) eram referentes a algum tipo de violência cometida contra pessoas que se encontram na terceira idade.

“Na maioria das vezes, as pessoas que realizam as denúncias são vizinhos ou mesmo familiares que já não agüentam mais ver a situação em que se encontra o idoso vítima de maus-tratos. São poucas as denúncias feitas pelos próprios idosos. Geralmente, mesmo não sendo bem tratados, eles não denunciam seus filhos e parentes”, diz a coordenadora em exercício do Disque Idoso, Dulce Maria Darold.

Entre as denúncias realizadas em 2007, a maioria (293 ligações) eram relativas à negligência ou abandono por parte da família ou cônjuge. Na seqüência, com 292 ligações, foram registradas agressões verbais e psicológicas.

Entretanto, também foram verificadas apropriações indevidas de cartão de benefício, agressões físicas, desvios de recursos, ameaças de morte, abusos de trabalho e ameaças de suicídio.

“Muitas das agressões envolvem o uso de álcool e outras drogas por parte dos agressores, a falta de afeto pelos próprios pais e problemas de inter-relacionamentos familiares”, comenta Dulce.

Também há casos de filhos que tentam usufruir do dinheiro dos pais, permanecendo com os mesmos apenas em função de vantagens financeiras; e de vulnerabilidade sócio-econômica, quando existem dificuldades financeiras para manter o idoso.

O Disque Idoso, 0800-410001, atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30, de forma gratuita. Ao receber uma denúncia, a veracidade da mesma é verificada e encaminhada ao Ministério Público (MP) para que sejam tomadas providências.


O Estado do Paraná.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog