domingo, 15 de junho de 2008

Marketing Pessoal - Quando confundido com arrogância, marketing pessoal pode se tornar seu pior inimigo

Para fazer marketing pessoal, só há uma regra: não faça marketing pessoal. A frase pode parecer ambígua, mas é defendida por 10 em cada 10 consultores de recursos humanos. Para os especialistas em gestão de carreira, quando se deseja transmitir uma boa imagem profissional, não há pior atitude do que deixar essa estratégia escancarada. O risco é mostrar alguém que você não é realmente - o que é péssimo para a carreira.

- O bom marketing pessoal é aquele que transmite segurança, com atitudes coerentes com o discurso - defende Andréa Abs de Agosto, consultora da Prax Gestão de Carreiras.

Não existem regras para construir uma boa imagem. Alguns detalhes, no entanto, podem fazer a diferença. O principal deles é trabalhar seu marketing baseado em suas próprias características. Pessoas tímidas não devem tentar investidas despojadas de maneira forçada, por exemplo. Mesmo os mais reservados podem destacar o melhor de si mesmos. Para isso, os consultores recomendam uma cartilha básica: preservar os valores pessoais e os da empresa onde se trabalha, mostrar-se seguro e confiável, falar sobre resultados obtidos e evitar falar somente de si (veja quadro). Essas regras, no entanto, não ajudarão se você não tiver (e mantiver) uma boa rede de relacionamentos.

- Network é fundamental - sentencia Daniela Lizot, consultora de recursos humanos da Manager.

Uma rede de contatos bem cuidada é sinônimo de oportunidades. Telefonar a alguém para desejar feliz aniversário pode fazer com que a pessoa lembre de você para realizar um trabalho ou ocupar uma vaga, por exemplo. Além disso, demonstra preocupação com as pessoas - o que é sempre bom.

Ao se autopromover, tenha cuidado com o exagero

Fazer marketing pessoal é importante para a carreira, mas é, também, uma arte de riscos. O maior deles é transpor a linha entre a promoção pessoal eficaz e a arrogância. Não raro, equipes de trabalho reclamam daquele colega "pavão", que de tanto se exibir, acaba colocando abaixo a intenção de passar uma boa imagem.

Para não evitar uma imagem arranhada, cautela é fundamental. O mais importante é evitar falar de si o tempo todo, guardando as frases certas para ocasiões adequadas. Trabalhar focado em resultados é outra dica. Propagandear alguma tarefa mal-feita - ou, pior, que não foi realizada - é jogar contra si.


No espelho

Para ter idéia de como anda seu marketing pessoal, faça estas perguntas a si mesmo:

- Qual a impressão que meus colegas têm a meu respeito?
- Como vai meu círculo de amizades? Liste o nome das pessoas com quem você pode contar profissionalmente.
- Qual é minha "marca registrada" no trabalho?
- Meu discurso é coerente com minha prática?
- Sou procurado pelos meus colegas, quando precisam de apoio?
- Quando necessito de ajuda no trabalho, tenho com quem contar?
- Quando um colega ou chefe me apresenta a alguém, como me descreve?

Fonte: Andréa Abs de Agosto, consultora da Prax Gestão de Carreiras.

Para ter uma boa imagem

Saiba o que fazer (e o que não fazer) para o bem do seu marketing pessoal:

O que fazer

- Tenha um projeto de carreira, sabendo onde quer chegar.
- Trabalhe focado na divulgação de resultados que obteve com seu trabalho.
- Entenda o que a empresa espera de você.
- Organize uma memória de seus projetos. Quem fica 10 anos em uma empresa, por exemplo, corre o risco de ver sua história pessoal perdida.
O que não fazer
- Alardear pequenos feitos como grandes projetos.
- Falar o tempo todo de si mesmo.
- Queimar etapas de crescimento, objetivando cargos muito superiores, por exemplo.
- Se autopromover na hora errada.

Dica

Quando trabalhar em equipe, evite o uso do pronome "eu". Prefira sempre "nós".

Fonte: Rafael Souto, diretor da Produtive Outplacement.


Zero Hora.

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