segunda-feira, 30 de junho de 2008

Ladrão prefere casa com muro alto, diz pesquisa com criminosos

Uma pesquisa inédita revela o que mais influencia os bandidos na hora de assaltar ou furtar uma residência. Os dados foram levantados em São Paulo por uma empresa de inteligência americana, que ouviu 397 presos e ex-presidiários. Ao contrário do que se imagina, a maioria dos ladrões prefere invadir casas com muros altos (73%), com pouca luminosidade (75%) e em regiões mais centralizadas e movimentadas (59%).

O levantamento foi feito durante 2005 e 2007 pela RCI -First Security and Intelligence Advising, para orientar o trabalho de arquitetos e construtores em relação à segurança dos imóveis. Os pesquisadores visitaram 292 residências e 207 casas comerciais da capital assaltadas nos últimos 10 anos. As entrevistas dos presos foram realizadas com ajuda de advogados e parentes.

O empresário Ricardo Chilelli, que coordenou o levantamento, afirma que outro dado surpreendente é que 42% dos criminosos consideram mais fácil invadir imóveis pelo pavimento superior, como telhados.

- Como a maioria das pessoas se preocupa apenas em reforçar portas e janelas do térreo e se esquece da parte de cima, isso acaba facilitando a ação deles - explica.

Segundo Chilelli, apenas 1,2% dos imóveis assaltados tinham sistema de segurança projetado por profissionais da área de segurança.

- Uma empresa que faz análise de risco do imóvel e projeto de segurança não pode ser a mesma que instala e monitora os equipamentos. Ela não consegue dar conta de tudo. Então, para não perder o cliente, terceiriza serviços sem avisar ou usa equipamentos de lote, que geralmente não atendem às necessidades - afirma.

Responsável pela análise de risco de 54 famílias tradicionais paulistanas, Chilelli afirma que, em relação a monitoramento, seus clientes são orientados a exigir que a empresa prestadora de serviços deixe claro, em contrato, que será dela toda a responsabilidade por eventuais problemas e também se haverá terceirização.

- Não é a empresa-mãe que deixa vazar informações sobre clientes, mas as pequenas, que muitas vezes sequer conhecem seus funcionários direito - diz Chilelli.

Segundo o empresário, os ladrões pesquisados informaram, ainda, que em casos de furto preferem residências com aparência de abandonada, mas onde se pode ver luzes acesas durante o dia. Também gostam de moradias com muros irregulares, porque facilita a escalada ao piso superior.

- O importante, quando viajar, é pedir a um parente ou vizinho para não deixar a casa com ar de vazia. Ele deve abrir o portão para colocar o carro na garagem, molhar as plantas, abrir as janelas e nunca deixar luzes acesas durante o dia - diz.

Segundo Chilelli, os ladrões consideram um condomínio de apartamentos três vezes mais seguro que o de casas. Já estes, ainda de acordo com os pesquisados, dão duas vezes mais proteção aos moradores do que as residências de rua.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog