quarta-feira, 11 de junho de 2008

Jovem vivia como escrava na Bahia

A polícia resgatou nesta terça-feira uma mulher que contou viver em regime de escravidão há mais de dez anos na casa da professora Maria Helena Silva, de 55 anos, no bairro de Itapuã, em Salvador. Gabriela de Jesus Silva, de cerca de 25 anos, não sabe dizer a idade precisa nem há quanto tempo trabalha na casa. Disse que chegou ao local menina e que perdeu a noção de tempo por causa da clausura.

A patroa nunca deixou a garota estudar, para não atrapalhar o serviço. Gabriela limpava casa, lavava roupa, cuidava dos cachorros e da neta da professora, de 7 anos. Dormia no chão.

A delegada Francineide Moura indiciou Maria Helena e seu marido, José Carlos Carreira da Silva, por crime de escravidão, que trata de "manter alguém em condição análoga à de escravo, submetendo-o a trabalhos forçados ou a jornada exaustiva".

Vizinhos denunciaram o caso, e o Núcleo de Atendimento para Assuntos Criminais da Bahia mandou uma psicóloga ao local, numa hora em que a patroa não estava. A psicóloga indicou que a jovem não tinha noção de tempo e precisa de tratamento psicológico. Maria Helena foi levada à polícia e contou que não remunerava a jovem por não achar necessário. Negou que agredia Gabriela.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog