quinta-feira, 26 de junho de 2008

Futuros trintões projetam mercado de trabalho em 2020

Eles confiam nas redes de contato como fonte de informação. Resolvem problemas experimentando, são avessos aos manuais de instrução. Garantem que é possível o equilíbrio entre as tarefas profissionais e a organização do churrasco no final de semana.

Os donos do perfis acima são os jovens que terão cerca de 30 anos em 2020, conforme estudo realizado com 2.739 recém-formados na China, nos Estados Unidos e na Grã-Bretanha pela PricewaterhouseCoopers. Os resultados foram apresentados ontem por João Lins, sócio da consultoria, no lançamento da ExpocongregaRH 2009 - feira de produtos e serviços para gestão de pessoas, que ocorrerá paralelamente ao Congresso Gaúcho de Recursos Humanos (CongregaRH), ambos realizados pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS).

Pela pesquisa, a qualidade de vida entrará de vez na pauta das empresas e esses benefícios terão peso superior aos salariais. Esses profissionais têm valores diferentes e raciocinam de maneira distinta, afirma Lins:

- Eles buscam as soluções por tentativa e erro, confiam mais nas referências do que nas próprias análises.

Exemplo de como pensa a futura mão-de-obra, a universitária Isabella Barbieri, 18 anos, da Capital, acredita que cada vez mais a tecnologia permitirá trabalhar longe do escritório.

- Sei de gente que acorda cedo, corre na praia, volta para casa e trabalha online. Quero ter uma agenda flexível assim - aspira a estudante de Publicidade da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) que, ontem à tarde, usava o laptop e falava ao celular no pátio da instituição.

Vaga no Exterior está entre as ambições

Especialistas em RH garantem que o cenário de maior qualidade de vida já está existe, e os grandes grupos estão atentos ao fenômeno. Para Pedro Fagherazzi, presidente da ABRH-RS, em alguns segmentos a retenção de talentos exigirá que as corporações cedam em favor do bem-estar dos funcionários.

- No Brasil, há muita mão-de-obra sobrando, mas em alguns setores a retenção de talentos vai exigir o esforço - avalia Fagherazzi.

Entre as ambições dos jovens está em alta a de trabalhar no Exterior ou em grandes centros. Ana Carolina Spiazzi, 17 anos, aluna de Publicidade na Capital, acredita que em 2020 Porto Alegre vai ser um grande centro.

O psiquiatra e psicoterapeuta de adolescentes Renato Piltcher tem dúvidas se o uso da tecnologia em longo prazo vai aliviar a carga de trabalho e proporcionar qualidade de vida. É que, com a popularização dos celulares e internet rápida, as tarefas profissionais estarão disponíveis a qualquer lugar e tempo.


Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog