terça-feira, 17 de junho de 2008

Evento

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE MATERNO-INFANTIL
Av. Dr. Arnaldo, 715 - sala 218 - Cerqueira César
CEP: 01246-904 - São Paulo/SP

Instaurando um tempo de justiça que rompe com um passado genocida, contemporaneizando a atenção aos pacientes oncológicos e a seus cuidadores, antecipando- se aos riscos para o desenvolvimento infantil, alianças multiprofissionais, interinstitucionais e transdisciplinares oferecem paradigmas de saúde pública em que filósofos, magistrados, médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas, pediatras, psiquiatras e psicanalistas articulam-se em comunidade e com as comunidades.

Coordenação Geral - Prof. Dr. Alberto Olavo Advincula Reis

Faculdade de Saúde Pública / USP - Auditório Paula Souza (térreo)

Av. Dr. Arnaldo, 715 (metrô Clínicas) - E N T R A D A F R A N C A -

INFORMAÇÕES: psicopatologia@ psicopatologia. psc.br ou www.psicopatologia. psc.br

TEMAS E PALESTRANTES

CONEXÕES DO PERDÃO E A EXPERIÊNCIA DA COMISSÃO VERDADE E RECONCILIAÇÃO (CVR) DA ÁFRICA DO SUL - PROFA. DRA. MARIA LUCI BUFF MIGLIORI - Procuradora do Estado; mestre e doutora em Filosofia pela PUC/SP.

JUSTIÇA RESTAURATIVA E CULTURA DE PAZ - DOUTOR EGBERTO DE ALMEIDA PENIDO - Juiz Assessor da Presidência da Seção de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Coordenador do Projeto Piloto de Justiça Restaurativa junto às Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital.

CONSTRUÇÃO DE UMA REDE DE ATENÇÃO A PACIENTES COM CÂNCER (ONCOREDE): A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE - PROFA. DRA. SILVIA MARIA SANTIAGO - Médica e doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, onde é Professora-Assisten te e PROFA. DRA. MARIA DA GRAÇA ANDRADE - Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, onde exerce a docência.

PESQUISA E PREVENÇÃO EM SAÚDE MENTAL INFANTIL: O DIÁLOGO ENTRE A PEDIATRIA E A PSICANÁLISE - DR. DOMINGOS PAULO INFANTE - Psiquiatra, Psicanalista, expert integrante do Grupo Nacional de Pesquisa responsável pela concepção da Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil.

PROGRAMA

20 de junho – sexta-feira

19h30 – Abertura - Prof. Dr. Alberto Olavo Advincula Reis
Coordenador do Curso Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública e do Laboratório de Saúde Mental Coletiva da Faculdade de Saúde Pública da USP; Doutor em Saúde Pública pela USP; Professor Doutor da Universidade de São Paulo.

20h00 às 20h45 – Conexões do perdão e a Experiência da Comissão Verdade e Reconciliação - CVR da África do Sul.

Palestrante: Profa. Dra. Maria Luci Buff Migliori
Procuradora do Estado; mestre e doutora em Filosofia pela PUC/SP. Publicou pela Editora Annablume em 2001 “Sonhos Sobre Meditações de Descartes”. Trabalha atualmente no projeto de publicação de sua Tese de Doutorado em Filosofia pela PUC/SP Horizontes do perdão: reflexões a partir de Paul Ricoeur e Jacques Derrida.

20h45 às 21h30 – Justiça Restaurativa e Cultura de Paz.

Palestrante: Doutor Egberto de Almeida Penido
Juiz Assessor da Presidência da Seção de Dirieto Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Coordenador do Projeto Piloto de Justiça Restaurativa junto às Varas Especiais da Infância e Juventude da Capital (região de Heliópolis e entorno). Coordenador do Centro de Estudos de Justiça Restaurativa da Escola Paulista da Magistratura.

Resumo:
A “Justiça Restaurativa” emerge como uma nova forma de pensar e de fazer a justiça, em que o agressor, a vítima e a comunidade do entorno do conflito buscam em conjunto a reparação do dano e a recomposição de todos os laços sociais rompidos com a ofensa. O modelo da Comissão Verdade e Reconciliação (CVR) da África do Sul desenvolveu- se na linha da justiça restaurativa que pode ser examinada nos horizontes do perdão. As iniciativas experimentais de Justiça Restaurativa, desenvolvidas no Brasil a partir de 2005, apresentam-se como uma resposta eficaz na prevenção da violência, constituindo- se em espaços de efetiva responsabilizaçã o e envolvimento comunitário e familiar, contribuindo assim para o enraizamento de uma cultura de paz.

Debatedor: Doutor Fernando França
Juiz do Trabalho no Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, São Paulo. Na Universidade de São Paulo, cursou Jornalismo, graduou-se em História e pós-graduou-se como mestre e doutor em Filosofia; Publicou Criação e Dialética - O Pensamento histórico-polí tico de Cornelius Castoriadis (Brasiliense/ Edusp); Professor de Filosofia, de Direito do Trabalho e de Direito Processual do Trabalho; Coordenador na Escola Nacional da Magistratura em Brasília ; Representante do Brasil na União Internacional de Magistrados – UIM.

Mediador: Prof. Dr. David Calderoni
Psicanalista; doutor em Psicologia pela USP; docente e membro do conselho de coordenação do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública FSP-USP.

21h30 às 22h – Debate

21 de junho – sábado

10h às 11h30 – "Construção de uma Rede de Atenção a Pacientes com Câncer (OncoRede) : A Importância de Cuidar dos Profissionais de Saúde".

Palestrantes
Profa. Dra. Silvia Maria Santiago
Médica e doutora em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas, onde é Professora-Assisten te. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Avaliação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de sistemas, projetos e programas de saúde, saúde da mulher, accessibility e ações em saúde pública.

Profa. Dra. Maria da Graça Andrade
Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP e doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Campinas, onde exerce a docência. Tem experiência na área de Medicina e Saúde Pública, com ênfase em avaliação de serviços de saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas de saúde, educação médica, atenção básica e redes de cuidado em oncologia. Revisora da Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health.

Resumo:
A realidade da atenção oncológica no Brasil é marcada pelas dificuldades de acesso a diagnóstico e tratamento, pela desarticulação entre os serviços, pela não-integralidade do cuidado e por dificuldades decorrentes do estigma da doença e dos mitos relacionados ao seu manejo. Trabalhando junto aos profissionais das redes locais de saúde – médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, nutricionistas– , o projeto OncoRede tem dado ênfase à construção de formas de apoio de natureza técnica, de gestão e de comunicação que permitam aos profissionais das várias áreas sentirem-se amparados para compartilhar com os serviços especializados o cuidado dos pacientes de seus municípios. A OncoRede está em processo de implantação, envolvendo inicialmente o município de Campinas e oito outros municípios da microrregião de São José do Rio Pardo.

Debatedora: Natacha Costa
Psicóloga pela PUC-SP; diretora geral da Associação Cidade Escola Aprendiz em São Paulo, onde atuou como formadora em gestão comunitária e participou da elaboração de duas publicações: Bairro-escola: passo a passo e O Centro é uma Sala de Aula.

Mediador: Prof. Cristiano Novaes de Rezende
Filósofo; mestre e doutorando em Filosofia pela USP; docente e membro do conselho de coordenação do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública FSP-USP.

11h30 às 12h – Debate

12h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Pesquisa e Prevenção em Saúde Mental Infantil: O Diálogo entre a Pediatria e a Psicanálise

Palestrante - Dr. Domingos Paulo Infante
Psiquiatra, Psicanalista, Médico Assistente do Centro de Referência do Ministério da Saúde do Instituto da Criança do HCFMUSP, coordenador do núcleo de estudo e pesquisa em psicanálise com crianças, ex-diretor do serviço de psiquiatria e psicologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Na qualidade de expert integrante do Grupo Nacional de Pesquisa responsável pela concepção da Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil, o doutor Domingos Paulo Infante abordará os fundamentos clínico-teóricos e os desdobramentos práticos desta notável aplicação da psicanálise à saúde pública.

Resumo:
“A palestra tomará como referência a Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil em que, partindo da concepção psicanalítica de que o surgimento de um sujeito depende das significações que se colocam em jogo no cuidado do bebê, foram desenvolvidos Indicadores Clínicos de Risco para o Desenvolvimento Infantil (IRDIs) observáveis nos primeiros 18 meses de vida da criança. Espera-se, a partir desta pesquisa, converter esses indicadores em instrumento para uso diagnóstico-epidemio lógico e sobretudo terapêutico, associando-o a um plano de prevenção de distúrbios na infância. Pretende-se ainda obter uma metodologia de formação de pediatras como agentes de prevenção e detecção de sinais precoces de risco para o desenvolvimento infantil.”

[Fonte do Resumo: Pesquisa multicêntrica de indicadores clínicos de risco para o desenvolvimento infantil.. In: COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO SOBRE A CLÍNICA COM BEBÊS, 1., 2005, Paris.]

Debatedora: Dra. Helena Singer
Diretora Pedagógica da Cidade Escola Aprendiz e Presidente da Associação Politeia em São Paulo-SP. Doutora em Sociologia pela USP, com especialização pela Universidade da Pensilvânia. Concluiu seu pós-doutorado sobre educação democrática junto ao Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Diversidade (LEPED) da Unicamp em março de 2008. Dentre suas publicações, destaca-se Discursos Desconcertados: Linchamentos, Punições e Direitos Humanos (Humanitas/FAPESP) .

Mediadora: Prof. Dra. Ana Cecilia Magtaz Scazufca
Psicanalista; doutora em Psicologia pela PUC-SP; docente e membro do conselho de coordenação do Curso de Especialização em Psicopatologia e Saúde Pública FSP-USP.

15h30 às 16h – Debate

16h às 17h – Encerramentos e entrega de Certificados

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog