terça-feira, 17 de junho de 2008

Cérebro de homossexuais tem semelhanças com o do sexo oposto, diz estudo

Um estudo de Ivanka Savic e Per Lindström, do Instituto Karolinska de Estocolmo, revela que a amídala --uma pequena área do cérebro importante para o processamento de emoções-- de pessoas homossexuais têm semelhanças estatisticamente significativas com o de pessoas do sexo oposto. A informação é do blog Ciência em Dia, de Marcelo Leite.

Ou seja, segundo o estudo, haveria mais semelhanças entre o cérebro de homossexuais masculinos e o de mulheres e também o de lésbicas com o de homens. Savic e Lindström procuraram assimetrias entre as duas metades do cérebro de 90 pessoas nos quatro grupos possíveis de sexo genético e orientação sexual, usando imagens de tomografia por emissão de pósitrons (PET) e ressonância magnética nuclear (MRI).

No estudo, os pesquisadores afirmam: "Os resultados não podem ser atribuídos a efeitos adquiridos e sugerem uma ligação com entidades neurobiológicas". Para Marcelo Leite, "É um modo eufemístico e nem um pouco firme ('sugerem...') de dizer que seriam características biologicamente inatas".

"É algo muito diferente de afirmar que são de fato características inatas e que portanto foi excluída a hipótese de que as diferenças resultem do que essas pessoas fizeram na vida, e não de como elas eram ao nascer", afirma Leite.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog