quinta-feira, 19 de junho de 2008

CPI diz que refeição é servida em sacos e há rato em celas

Ratos em celas de presídios, refeições sendo servidas a presos em sacos plásticos e esgoto a céu aberto foram algumas das situações encontradas pelos integrantes da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Sistema Carcerário durante as visitas que fizeram a 60 estabelecimentos prisionais do país ao longo de oito meses.

"Grande parte dos presídios visitados não serve nem para bichos", resumiu o relator da comissão, o deputado Domingo Dutra (PT-MA).

O relatório final deve ser apresentado hoje. Entre outros casos, o documento aponta ainda que uma das piores situações ocorre na Colônia Penal Agrícola de Campo Grande (MS). No local, condenados a regime semi-aberto dormem com porcos, segundo a reportagem.

Os detentos do Instituto Penal Paulo Sarasate (CE) fazem suas refeições em um saco plástico, misturando arroz, feijão e o acompanhamento. Além disso os detentos relataram episódios de espancamento e castigos em celas isoladas.

Outro lado

Procurados, os responsáveis pelos presídios citados pelos deputados que integram a CPI informaram que já estão providenciando melhorias nas unidades.


Folha de São Paulo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog