sexta-feira, 6 de junho de 2008

Camiseta 'high-tech' avisa atleta quando é hora de tomar água

Sensores detectam informações a partir do suor do usuário.
Informação pode ser transmitida, sem fio, para equipamentos eletrônicos.


Uma empresa na Suíça promete lançar, nos próximos meses, um tecido capaz de identificar os níveis de água e de alguns nutrientes no suor do atleta. Os sensores conseguem alertar um tenista, por exemplo, que é hora de dar uma pausa e tomar água.

O tecido da Biotex tem fios que 'atraem' o suor para áreas específicas, onde estão pequenos sensores que fazem a medição do nível de sódio, potássio e a acidez do suor. A análise é feita em tempo real e transmitida, sem fio, para diversos tipos de equipamentos eletrônicos.

A idéia é que atletas utilizem relógios capazes de receber estes sinais sem fio - da mesma forma que já é feita com monitores de freqüência cardíaca.

"Quando você está dirigindo um carro, você precisa observar o medidor do tanque de combustível. Em atividades esportivas, as informações ajudam o atleta a saber se é hora de acelerar ou descansar um pouco", afirma Jean Luprano, coordenador do projeto.

Os próximos passos da empresa, segundo Luprano, são a criação de sensores capazes de ajudar diabéticos e obesos a controlarem a alimentação.


G1.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog