quinta-feira, 5 de junho de 2008

Britânico que trocou de sexo casa com ex-esposa




Uma escritora britânica que mudou de sexo nos anos 70 se casou novamente com a mulher com quem havia se casado quando era homem, há 60 anos.

Jan Morris, que nasceu James Humphrey Morris, se divorciou da mulher Elizabeth em 1972, depois de uma operação para mudar de sexo.

Apesar do divórcio, as duas continuaram a viver juntas em Llanystumdwy, no País de Gales.

Morris, que foi considerada pelo jornal The Times como a 15ª mais importante escritora britânica do pós-guerra, fez o anúncio de seu novo casamento no programa Bookclub da Radio 4 da BBC, quando falava sobre o seu mais recente livro.

"Eu acredito que eu tenho uma vida completa - até agora tem sido assim e ficará ainda mais completa por duas razões", disse Morris.

"Uma delas é que eu escrevi um livro para ser publicado depois de minha morte e que já consegui vender aos editores. A outra é mais emocionante e eu ainda não contei prá ninguém."

"Eu tenho vivido com a mesma pessoa por 58 anos. Nós éramos casadas quando eu era jovem...daí essa mudança de sexo aconteceu, então nós obviamente nos divorciamos, mas nós continuamos a viver juntas."

"Então eu queria fechar essa história de uma maneira bonita e, na semana passada, nós realizamos uma união civil", completou a escritora.

Antes de se tornar escritora, Morris era jornalista e cobriu a conquista do Everest em 1953.

Ela escreveu um livro sobre a história do Império Britânico enquanto o procedimento para mudança de sexo ainda estava sendo concluído.

Morris também é conhecida por seus livros de viagem. Ela escreveu sobre lugares como Hong Kong, Veneza e Oxford.


O Globo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog