quarta-feira, 28 de maio de 2008

Um teste para se conhecer

Com base na teoria mundialmente aceita do psicólogo americano John H. Holland, que divide as pessoas em seis grupos diferentes de acordo com interesses, traços de personalidade e atividades que gostam de desenvolver, o psicoterapeuta Leo Fraiman elaborou um teste para os vestibulandos. As personalidades são divididas nos tipos realístico, investigativo, artístico, social, empreendedor ou convencional e mostram um caminho para o autoconhecimento e a pesquisa das profissões. Se você está em dúvida, faça o teste. Mas saiba que não existem tipos ideais, melhores ou piores. E ninguém tem um único perfil.

Ao concluir o teste, você poderá descobrir um perfil alto em mais de um tipo. Isso significa que, um psicólogo com perfil investigativo, por exemplo, pode se aproximar da pesquisa em sua carreira. Um engenheiro com o mesmo traço poderá atuar na área de planejamento estratégico. Com um perfil social alto, pode ter contato com clientes e, se o perfil for artístico, poderá se destacar no design.

Antes de começar o teste, lembre-se que não há respostas certas ou erradas, "meio certas", melhores ou piores. Dê apenas sua opinião, sincera e honesta. Para responder às perguntas, leia as frases dispostas em grupos. Marque no espaço entre parênteses de zero a três, segundo os critérios definidos a seguir:


Descubra o seu perfil:

0 = não tem nada a ver comigo
1= tem um pouco a ver
2 = tem muito a ver comigo
3 = é assim que eu sou!

Sou realístico?

1. ( ) Sou bastante autêntico e digo aquilo que penso.
2. ( ) Sou introspectivo, penso muito antes de me expor.
3. ( ) Questões intelectuais profundas não me interessam.
4. ( ) Sou persistente e não desisto até atingir meus objetivos.
5. ( ) As pessoas podem contar comigo. Sou bastante estável em minhas ações.
6. ( ) Gosto de trabalhar com materiais, com as mãos, objetos e instrumentos.
7. ( ) Consigo agüentar por um bom tempo uma atividade física ou intelectual.
8. ( ) Dou muito valor para o dinheiro.
9. ( ) Sei utilizar instrumentos e aparelhos eletrônicos.
10. ( ) Aceito bem as regras, limites, ordens e o contexto no qual vivo.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Sou investigativo?

1. ( ) Gosto de observar, analisar e entender o modo como as coisas, a natureza ou as pessoas funcionam.
2. ( ) Não sou muito impulsivo, penso antes de agir.
3. ( ) Áreas como matemática ou ciências me atraem. Gosto de estudar um assunto a fundo.
4. ( ) Tenho facilidade para aprender.
5. ( ) Sou racional para tomar uma decisão ou para decidir o melhor caminho a seguir.
6. ( ) Sou muito organizado e detalhista.
7. ( ) Sou capaz de dar respostas precisas sobre datas, valores e descrever bem determinada situação do passado.
8. ( ) Tenho um grande senso crítico. As coisas sempre podem ser melhoradas.
9. ( ) Gosto de tomar minhas próprias decisões, mesmo que seja diferente do pensamento da maioria.
10. ( ) Tenho boa habilidade lógica ou matemática.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Sou artístico?

1. ( ) É difícil para mim aceitar regras, limites e algo que me é imposto.
2. ( ) Para mim é fácil viver em um ambiente desorganizado e fazer as coisas sem lógica.
3. ( ) Sou muito sensível. Uso mais a emoção nas minhas decisões.
4. ( ) Sou uma pessoa idealista. Acredito que possamos construir um mundo melhor.
5. ( ) Gosto de criar, inventar, idealizar e fantasiar.
6. ( ) Gosto de causar impacto, provocando, entretendo, seduzindo, encantando as pessoas.
7. ( ) Gosto de descobrir novas possibilidades para as coisas e situações da vida.
8. ( ) Muitas vezes não penso muito antes de tomar uma decisão, nem meço as conseqüências.
9. ( ) Gosto de me expressar, de representar ou de me mostrar em público.
10. ( ) Responsabilizo-me por minhas atitudes e decisões.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Sou social?

1. ( ) Gosto de liderar, de organizar ou de mobilizar um grupo em torno de uma causa ou ação.
2. ( ) Gosto de ajudar e colaborar com os outros. Sou leal e benevolente.
3. ( ) Uso a emoção e a sensibilidade para tomar decisões.
4. ( ) Em geral sou uma pessoa agradável e fácil de lidar.
5. ( ) Sou idealista e quero mais da vida.
6. ( ) Questões éticas, de justiça ou bem-estar comum são importantes para mim.
7. ( ) Sou responsável. Podem contar comigo porque sempre correspondo ao esperado.
8. ( ) Costumo me dedicar a pessoas, ou a causas, "vestindo a camisa" de uma entidade, de um grupo, ou clube que eu acredite.
9. ( ) No geral, me relaciono bem com os outros. Tenho facilidade para dialogar.
10. ( ) Gosto de ajudar, ensinar, curar, de alguma forma quero ser importante para os outros.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Sou empreendedor?

1. ( ) Sou firme e confiante em minhas decisões e não preciso de palpites.
2. ( ) Muitas vezes consigo convencer as pessoas sobre determinado ponto de vista.
3. ( ) Sou uma pessoa motivada, otimista.
4. ( ) Falo muito. Não desisto facilmente de uma argumentação.
5. ( ) Dou muito valor aos bens materiais. Gosto de comprar e às vezes até de demonstrar aos outros minhas conquistas, meus bens materiais, minha sabedoria e meus talentos.
6. ( ) Tomo decisões rapidamente. Ajo sem refletir muito. Chego a ser impulsivo.
7. ( ) Gosto de estar no meio das pessoas, especialmente para mostrar a elas o modo como penso.
8. ( ) Gosto muito de aventuras, de me arriscar e de desafios.
9. ( ) Estou sempre procurando novas oportunidades, novos caminhos a seguir.
10. ( ) Prefiro ser o dono de um negócio do que trabalhar para alguém.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Sou convencional?

1. ( ) Aceito bem as regras e o contexto no qual vivo. Gosto de limites claros.
2. ( ) Sou introvertido, me resguardo e não me exponho muito.
3. ( ) Cuido de minhas coisas e gosto de conservá-las.
4. ( ) Sou bem calmo e tenho bom equilíbrio emocional.
5. ( ) Prefiro ter um plano de ação, uma rotina definida de trabalho.
6. ( ) Sou um tipo de pessoa estável, confiável, adequada à realidade.
7. ( ) Respeito a ética, guardo segredos, cumpro com meus combinados.
8. ( ) Sou muito organizado e detalhista nas coisas. Eficácia é muito importante para mim.
9. ( ) Eu vou até o fim em meus objetivos. Não desisto até atingi-los.
10. ( ) Gosto de satisfazer os outros em relação àquilo que me pedem.

Some o total de pontos deste quadro

Total = - - - - - - - dividido por 30 e multiplicado por 100 = - - - - - - - % (O valor resultante é a porcentagem de identificação com o perfil)

Confira os seis perfis

Realístico

Estas pessoas gostam de coisas objetivas e concretas. São tidas como simples, sinceras e práticas. Para elas, o que importa é o reconhecimento objetivo de suas conquistas, tarefas e metas. Em geral, preferem trabalhar com objetos, ferramentas, instrumentos, literalmente, "colocando a mão na massa", evitando assim trabalhos que envolvam papéis, ou muito contato social.

Investigativo

Estas pessoas gostam de entender o mundo, as pessoas, ou a natureza, seja para prever fenômenos, para controlar, analisar ou mesmo tomar decisões racionais. Para elas, é importante trabalhar com informações, com conhecimentos e com sabedoria. Os outros as vêem como inteligentes e com facilidade para aprender. Geralmente evitam atividades diretamente ligadas a pessoas.

Artístico

As pessoas desse tipo gostam de mudar, inovar e criar. Suas atividades principais estão ligadas à imaginação e à sensibilidade. Seja escrevendo, atuando, criando formas artísticas, ou mesmo por meio do design, essas pessoas se sentem bem expressando-se por meio da arte, em suas diversas formas de manifestação.

Social

Pessoas deste perfil gostam e buscam contato com os outros, seja para ajudar, informar, treinar, desenvolver, curar, esclarecer, servir, ensinar, ouvir ou cuidar. Têm afinidade com a área de humanas. São extrovertidas e não gostam de tarefas mecânicas e impessoais.

Empreendedor

Os empreendedores gostam de dirigir, coordenar e supervisionar as atividades dos outros, seja para alcançar seus próprios objetivos, para atingir metas das empresas onde trabalham, ou ainda para conseguir resultados produtivos e obter lucro com seu trabalho. São ligados em status e poder. Apreciam desafios e liderança e têm boa aceitação para lidar com o risco.

Convencional

Pessoas do tipo convencional gostam de trabalho concreto, bem organizado, rotineiro e com regras claras. Não gostam muito de atividades desestruturadas. Preferem ocupações e papéis em que possam gerar ou manter a ordem, os padrões e os sistemas. Para elas o que importa é alcançar objetivos materiais ou financeiros e obter prestígio social.


Zero Hora.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog