quarta-feira, 7 de maio de 2008

Incentivo, elogio e crítica

Elogie seu filho e mostre que você aprecia, mais que a vitória, o fato de praticar esportes, seu esforço e determinação. Incentive-o não a vencer, mas a se aperfeiçoar.

A vitória é conseqüência do treino, do aperfeiçoamento e de alguma sorte. Mostre a seu filho que você gosta dele, qualquer que seja o resultado. E... critique-o! Vez ou outra ele vai desanimar, enrolar, ficar com preguiça, querer desistir, ficar com medo, envergonhar-se por algum resultado ruim.

Nessas horas, ele vai precisar de sua voz firme, corajosa e amiga para fazer com ele tenha coragem, que faça o que deve ser feito, que recomece, que treine mais, que não desista. Desde que sem exagero ou ofensas, um aperto ou bronca pode ser muito bom.Estimular a autocrítica.

O ser humano diferencia-se dos outros animais pela capacidade de auto-observação. É o único ser que presencia a si mesmo enquanto age.Estimular a auto-estima. Estimar é dar um valor aproximado a algo.

Ninguém melhor que a própria pessoa para dar valor mais ou menos exato a si mesmo. Estime bem o seu filho e ele entenderá que tem valor.

(Extraído do livro: Ajude seu filho a ser um vencedor - escrito por William Douglas e Renato Araujo, técnico de Ginástica Olímpica da Seleção Brasileira)

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog