sexta-feira, 30 de maio de 2008

Cientistas descobrem "sapo Wolverine" na África





Anfíbio rasga a própria pele para liberar suas garras

Wolverine, o grande herói dos X-Men, pode ser o melhor no que faz - mas não é mais o único. Cientistas descobriram que algumas espécies de sapos africanos liberam suas garras rasgando a própria pele. Um comportamento típico do baixinho invocado do grupo de mutantes dos quadrinhos.

Os animais e suas garras já eram conhecidos há um bom tempo. Mas agora o grupo liderado por David Blackburn, da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, detalhou como é que eles atacam.

Por quê? Bom, porque David foi atacado. Ao pesquisar a espécie em campo na África, ele percebeu que toda vez que tentava pegar um dos sapos, eles chutavam e arranhavam com força. Foi ali que percebeu algo de diferente. Quando voltou para casa, foi para o museu da universidade e estudou os espécimes preservados que havia no laboratório.

Normalmente, a garra do bicho fica escondida atrás de um pequeno nódulo logo abaixo da ponta dos dedos do animal. Quando ele é atacado, no entanto, ela é lançada, rasgando o nódulo.

Agora, os pesquisadores querem saber se ele também é capaz de outro feito de Wolverine: a regeneração. Toda vez que o herói mutante guarda suas garras, sua pele é regenerada. Os cientistas acreditam que o mesmo pode acontecer com esses animais.


Gazeta do Povo.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog