quarta-feira, 30 de abril de 2008

Raúl comuta sentenças de morte em Cuba

Em mais uma das medidas de reforma do presidente Raúl Castro, o governo de Cuba anunciou na noite de segunda-feira a comutação da sentença de todos os réus condenados à morte no país.

Os presos terão a sentença reduzida para entre 30 anos de reclusão e prisão perpétua. Raúl frisou, contudo, que a pena de morte continuará figurando no código penal cubano - ou seja, não será o fim definitivo do famoso "paredón".

O presidente declarou que a comutação é um "gesto de boa vontade". O benefício não se estende, porém, a três réus acusados de terrorismo cujos processos ainda estão em fase de recurso. As exceções são dois salvadorenhos acusados de atentados contra hotéis em 1997 e um cubano-americano acusado de assassinato durante uma tentativa de infiltração na ilha.

O anúncio dá prosseguimento a uma série de pequenas mudanças que Raúl implantou desde fevereiro, quando foi efetivado no cargo de presidente - posto que ocupava interinamente desde 2006, quando seu irmão Fidel se afastou do poder por motivo de saúde. Entre essas reformas estão as permissões para que os cubanos comprem celulares e aparelhos eletrônicos e se hospedem em hotéis antes exclusivos para turistas estrangeiros.

Raúl anunciou, também, que o Partido Comunista de Cuba realizará no segundo semestre de 2009 seu primeiro congresso desde 1997, no qual deverá ser definido o rumo do país.


Zero Hora, 30/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog