quinta-feira, 24 de abril de 2008

Família de padre aluga avião para reforçar buscas

Adelir de Carli sumiu no domingo, durante vôo com mil balões de gás coloridos. Marinha e bombeiros procuram pelo religioso no litoral de Santa Catarina.

A família do padre Adelir de Carli, de 41 anos, que está desaparecido desde domingo (20), alugou um avião de pequeno porte para reforçar as buscas. A Marinha continua procurando pelo religioso, com dois navios e um helicóptero, nesta quinta-feira (24). A Aeronáutica encerrou os trabalhos. Os bombeiros estão percorrendo ilhas e áreas de mata fechada.

Carli decolou de Paranaguá (PR) no início da tarde de domingo, levado por mil balões de gás coloridos. Ele pretendia voar para o oeste do Paraná, mas o vento forte levou o padre até o mar de Santa Catarina. O último contato do religioso, por celular, foi feito por volta das 21h do mesmo dia.

O bispo da Diocese de Paranaguá, Dom João Alves dos Santos, chegou em Penha (SC) na tarde de quarta para acompanhar o trabalho de buscas. O religioso contou que a Igreja não foi incentivadora de Carli na idéia de sobrevoar o Paraná "Respeitamos a decisão dele, mas chegamos a desaconselhá-lo da viagem, por acharmos perigoso", disse ele. Esportes radicais

Amigos dizem que Carli sempre gostou de esportes radicais, mas especialistas afirmam que faltou cautela no planejamento da viagem com balões coloridos. O empresário José Agnaldo de Moraes, que ajudou a planejar o vôo, diz que o religioso sabia o que estava fazendo. “Ele tinha bastante água, tinha barras de cereais, cápsulas energéticas para agüentar um dia, um dia e meio tranqüilamente”, afirma.

De acordo com Mauro Chemim, piloto de balão com 15 anos de experiência, o padre não deveria ter decolado com chuva. "Ele decolou de lugar errado e não tinha suporte técnico de meteorologistas." Primeiro vôo

O padre já viajou do Paraná para a Argentina no dia 13 de janeiro deste ano. Ele levantou vôo na cidade de Ampére (PR). Os balões atingiram 5,3 mil metros de altitude e o vôo durou quatro horas. Para se aproximar do chão e pousar, o padre usou um estilete: foi furando e soltando uma parte dos balões.

A assessoria de imprensa da Aeronáutica informou que o vôo com balões de gás coloridos como o planejado pelo padre não é regulamentado e que ele não pediu autorização para a viagem de domingo.


Gazeta do Povo, 24/04/2008.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog