quarta-feira, 30 de abril de 2008

Dois em cada dez brasileiros ocupados trabalham por conta própria, revela IBGE

Em cada dez brasileiros ocupados, dois trabalham por conta própria. No país, há 4,1 milhões de pessoas que exercem suas atividades de maneira autônoma, sem vínculo empregatício com nenhum estabelecimento. Esse grupo de trabalhadores é formado em sua maioria por homens (60,8%), brancos (54,5%), com idade entre 50 e 59 anos (22,4%), que estão inseridos principalmente nos setores de comércio (28%) e de construção (17,4%), ocupados como vendedores e pedreiros.

Os dados fazem parte do levantamento Perfil dos Trabalhadores por Conta Própria, divulgado hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em informações da Pesquisa Mensal do Emprego relativa a março deste ano.

De acordo com o estudo, o rendimento desse tipo de trabalhador é de R$1.013,50 e 70% recebem menos de dois salários mínimos (R$ 830). As mulheres vêm aumentando sua participação nessa categoria, mas elas ainda apresentam rendimentos 32,7% inferiores aos dos homens. A diferença é superior à observada entre o total da população ocupada, em que elas ganham 29% a menos do que os homens.

O levantamento do IBGE aponta outra disparidade no tocante aos rendimentos por grupo social: os trabalhadores por conta própria de cor preta ou parda ganham, em média, 49,8% a menos do que os de cor branca. No total da população ocupada, a diferença é de 48,2%.

Ainda de acordo com o estudo, apenas 20,7% desse tipo de trabalhador contribuem para a Previdência Social. O número de horas semanais trabalhadas foi estimado em 41,3, semelhante ao da população ocupada em geral (41,5 horas).


Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog