sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Variações sobre o tráfico de drogas ilícitas


O tráfico de drogas ilícitas afeta sobremaneira a sociedade, causando danos à saúde, à produtividade, à educação, além de promover a desintegração familiar e o aumento da violência. Lembrando que uma grande parte da população brasileira (19%), segundo o jornal O Estado de S. Paulo, diz acreditar que a principal causa de violência é o tráfico de drogas.

O hediondo mercado das drogas está dizimando a juventude. Ele avança e vai ceifando vidas nos barracos da periferia abandonada e no trágico auê dos bares e das boates freqüentadas pela juventude bem-nascida. Movimenta muito dinheiro. Recruta a camada mais baixa da população. Esse mercado é fonte de renda e de prestígio pessoal. Seu poder corruptor anula, na prática, estratégias meramente repressivas. Especialmente no caso de homicídios, aproximadamente 15 mil jovens brasileiros perdem suas vidas anualmente por causa do tráfico de drogas.

Mas o tráfico está em crise. Paga cada vez menos e gasta mais com segurança e armas. É uma das causas da expansão das milícias (paramilitares). Há um espírito de autodestruição. A dinâmica do conflito vai se acelerando. As poucas áreas que ainda rendem dinheiro para os traficantes estão sendo disputadas à bala.

O grande celeuma é a criminalização das drogas, que acaba por aumentar o preço e incentiva a superoferta do produto. A legalização das drogas seria a melhor solução, pois reduziria os preços e, por via de conseqüência, o interesse pela produção e oferta. A redução da oferta, por sua vez, poderia reduzir também a demanda e o número de usuários, bem como a violência resultante do tráfico.

Por não ousar tratar da legalização da produção e do comércio de drogas, o Brasil continuará tentando sobreviver ao aumento da violência gerada pelo tráfico. Uma das possíveis soluções no cenário atual, por meio de investimento adequado em programas integrados, é educar a população sobre as conseqüências advindas das drogas e oferecer bons serviços de tratamento para os usuários que estão interessados em se livrar da dependência química (prevenção e recuperação).

Vencer a violência, seja ela associada ao tráfico ou a qualquer outra forma de atividade criminal, é um processo longo que requer esforços constantes do governo e da sociedade. Não pense que a questão do tráfico tem solução rápida e fácil, já que a adesão ao tráfico de drogas é conseqüência de políticas mal elaboradas em relação à situação de vida da população de baixa renda.



Fonte:
PRUDENTE, Neemias Moretti. Variações sobre o tráfico de drogas ilícitas. O Diário do Norte do Paraná, Maringá, 31 jul. 2007. Opinião, p. 02.

Nenhum comentário:

Pesquisar este blog